- 20 de maio de 2020

Abelhas & Produção Orgânica de Alimentos

Durante séculos, as abelhas proporcionaram diversos benefícios aos humanos, plantas e meio ambiente. Graças ao transporte de pólen de flor em flor, as abelhas e outros polinizadores permitem nao só a produção de uma infinidade de frutas e sementes mas também ajudam a desenvolver mais variedades e de melhor qualidade, o que contribui para a segurança alimentar e nutrição.

Quase 35% da produção agrícola mundial depende de polinizadores, como abelhas e pássaros, que melhoram o rendimento das culturas alimentares mais amplamente cultivadas no mundo, além de muitas plantas medicinais. Globalmente, três quartos das culturas que produzem frutas ou sementes para consumo humano dependem, pelo menos em parte, de polinizadores. Com o uso abusivo de herbicidas, esses polinizadores de extrema importância vem sofrendo uma diminuição drástica em número. A apicultura orgânica pode contribuir para que esse cenário mude e as abelhas voltem a ser valorizadas.

Durante séculos, as abelhas, proporcionaram benefícios aos seres humanos, plantas e meio ambiente. Graças ao transporte de pólen de flor em flor, as abelhas e outros polinizadores tornam possível não apenas produzir uma infinidade de frutas, nozes e sementes, mas também obter mais variedades, de melhor qualidade, o que contribui para a segurança alimentar e nutrição.

O desaparecimento dos polinizadores pode significar a perda de alguns dos alimentos nutricionais necessários para uma dieta saudável

Segundo a FAO, a diminuição dos polinizadores pode ter efeitos desastrosos no futuro dos alimentos. Sua ausência comprometeria três quartos das culturas mundiais que dependem em parte da polinização, incluindo maçãs, abacates, peras e abóboras. Fortalecer e melhorar a gestão da polinização não significa apenas evitar desastres ambientais e alimentares, mas também aumentar o rendimento e a qualidade da agricultura. Os polinizadores também desempenham um papel crucial na conservação e melhoria da biodiversidade, ajudando as plantas a aumentar sua resiliência às mudanças climáticas e outras ameaças ecológicas.