- 21 de abril de 2020

Agricultura orgânica e biodiversidade

Um dos fundamentos da agricultura orgânica e da agroecologia é a preservação dos ecossistemas naturais e também a promoção da biodiversidade integrada a produção agrícola.

Este princípio enraíza a Agricultura Orgânica nos sistemas ecológicos vivos. Ele afirma que a produção deve ser baseada em processos ecológicos e reciclagem. A nutrição e o bem-estar são alcançados através da ecologia do ambiente de produção específico. Por exemplo, no caso de culturas, esse o solo é vivo; para os animais, é o ecossistema agrícola; para peixes e organismos marinhos, o ambiente aquático.

A agricultura orgânica deve ajustar-se aos ciclos e equilíbrios ecológicos da natureza. Esses ciclos são universais, mas sua operação é específica do local. O manejo orgânico deve ser adaptado às condições locais, ecologia, cultura e escala. Os insumos devem ser reduzidos pela reutilização, reciclagem e gerenciamento eficiente de materiais e energia, a fim de manter e melhorar a qualidade ambiental e economizar recursos.

A agricultura orgânica deve atingir o equilíbrio ecológico através de sistemas agrícolas, estabelecimento de habitats e manutenção da diversidade genética e agrícola. Quem produz, processa, comercializa ou consome produtos orgânicos deve proteger e beneficiar o meio ambiente comum, incluindo paisagens, clima, habitats, biodiversidade, ar e água.

Fonte: IFOAM – The Principles of Organic Agriculture