Somos profissionais das ciências agrárias e da indústria de alimentos envolvidos na cadeia produtiva de orgânicos que perceberam a dificuldade que é avaliar a conformidade de um insumo comercial e desenvolvemos este site com informações simplificadas sobre a conformidade dos princípios ativos, coadjuvantes e aditivos usados na agricultura orgânica, incluindo várias marcas comerciais de insumos comprovadamente autorizadas para uso na agricultura orgânica.
A OrgânicosPro desenvolveu uma lista simplificada e de fácil compreensão sobre os princípios ativos permitidos para uso na agricultura orgânica. Além disso, juntamos neste site diversos insumos comerciais autorizados para uso na Agricultura Orgânica para facilitar ainda mais a sua busca.
Clicando aqui você encontra a lista dos insumos e obtém informações mais detalhadas sobre cada um deles.
O insumo que você gostaria de usar não está listado? Nos envie um e-mail que teremos prazer em lhe ajudar nesta verificação.
Se você possui um insumo e acredita que ele atende a legislação de orgânicos e gostaria de ter seu insumo listado no nosso site, entre em contato conosco. Será um prazer ter seu insumo listado no nosso site também!
Para um produto ser considerado orgânico no Brasil (e no mundo) ele precisa atender a legislação específica. No Brasil, quem regulamenta a produção de orgânicos é a Lei 10831 de 2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esta Lei define todos os detalhes que um produto, seja ele vegetal, animal, de coleta extrativa e processados precisam seguir.
De maneira geral, para ser considerado orgânico um produto precisa ser produzido em um ambiente social, ambiental e economicamente sustentável, sem uso de agrotóxicos, hormônios, adubos químicos ou transgênicos, respeitando as Leis ambientais e trabalhistas.
Promover a agricultura orgânica não é um trabalho para só uma pessoa ou organização. Por isso a OrgânicosPro apoia as ações das instituições que são voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva dos orgânicos no Brasil. Somos filiados à Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos – uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha para divulgar os conceitos e as práticas orgânicas. Também fazemos parte do Instituto Brasil Orgânico, organização criada com o propósito de representar, promover, proteger e incentivar o movimento orgânico brasileiro.